23 dezembro 2005

Sugestão de presente: DÊ UMA IDÉIA !

Eu já dei muitos livros de presente. Provavelmente você também. A pessoa presenteada o lê, lembrando algumas vezes de você, com um sentimento de simpatia e gratidão - se gostar do livro, claro. E depois que termina de lê-lo coloca-o na estante e esquece dele.

Que tal fazer melhor este ano? Liberte o exemplar antes de entregá-lo à amiga, ao amigo - dê a eles a idéia em seu efeito prático - na forma de um livro livre - você vai obter os mesmos benefícios que das outras vezes, e ainda três a mais, dois por acréscimo e um por multiplicação.

O primeiro benefício extra neste presente é que, além da possibilidade da leitura, você estará dando-lhes a idéia, o conceito, o convite, a senha - a carteirinha pronta!!! de libertadores de livros e sócios fundadores da biliv - BIBLIOTECA LIVRE.

O segundo benefício extra é que você estará dando a seus afetos a chance de fazer o mesmo que você e ter a mesma agradável sensação quando, após a leitura, chegar a vez deles entregarem a outros os livros e darem a idéia. Com isto ainda, aos generosos você livrará da culpa de passarem o livro adiante e aos avaros você incentivará a virtude do despreendimento.

O terceiro benefício extra é por multiplicação, já que o processo não pára e dezenas de pessoas, talvez centenas, presentear-se-ão, ao longo do próximo ano, a partir de um único exemplar, com a idéia da biliv e o conteúdo de cada livro que sua iniciativa e bom gosto colocou nas mãos do seu amigo, da sua amiga. Não é mesmo um belo presente?!

Como fazer

Na festa de lançamento mundial da biliv ( www.saraueletrico.com.br ), nos 30 livros que libertei para o público, eu imprimi, recortei e colei no verso de cada capa um texto conforme o seguinte modelo (o que está em letras azuis).

Este exemplar foi libertado por ...(escreva seu nome)..., faz parte da biliv - BIBLIOTECA LIVRE - e goza dos direitos por ela conferidos:
- O direito de nunca mais ser comprado, vendido, ou apropriado por alguém.
- O direito de seguir a outro leitor tão logo você termine de lê-lo, ou ainda que não o tenha feito, em até duas semanas.
- O direito de ser bem tratado e cuidado.
- O direito de exercer seu destino, que é ser muito lido, até morrer, livre, bem velhinho, bem visto e folheado, bem gasto e apreciado, conhecido pelo mundo e pelas gentes, feliz, num futuro longínquo.

Aproveite, amiga leitora, amigo leitor, que ele é livre e está com você.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
O que é a biliv - BIBLIOTECA LIVRE –
1- Você lê um livro e gosta muito, pois proporcionou-lhe uma experiência agradável e educativa, deliciosa e conscientizadora, quem sabe até sublime e fundamental. 2 - Você acha importante que outras pessoas desfrutem dessa experiência. 3 - Você imprime, recorta no tamanho e cola no livro, no verso da capa, este texto explicativo, escrevendo seu nome como libertador do exemplar.4 – Você entrega o livro a alguma pessoa conhecida sua que ache que vá gostar de lê-lo. 5 - Você explica a essa pessoa que o livro faz parte da biliv - BIBLIOTECA LIVRE, conforme consta ali impresso, e que portanto deverá ser passado adiante a outro leitor em até 15 dias. Esse passará a outro e assim por diante. Pronto! Esta é a biliv - BIBLIOTECA LIVRE - não precisa de prédios, bibliotecários, liberação de verbas pelo governo e é uma idéia original de um brasileiro, Jean Scharlau.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Para conhecer melhor a biliv veja na internet >>> http://biliv.blogspot.com
Se gostou do livro escreva seu nome nas páginas sem impressão, ao final, ou no verso da contracapa.
PASSE ESTE LIVRO E ESTA IDÉIA ADIANTE - LIBERTE UM LIVRO TAMBÉM.


Aí está! Simples, não é mesmo? Caso o livro seja pequeno e não caiba todo o texto junto, você pode dividir a explicação em até três partes, nas linhas tracejadas, e colá-las no verso da capa, no verso da contracapa e em alguma página em branco.

Abraços e Natal com menos fogos e mais calor aos manos e manas. E viva o aniversariante!

Jean Scharlau.
www.biliv.blogspot.com

10 Comments:

Blogger Unknown said...

faça
valer

vá ler

03 janeiro, 2006 15:26  
Anonymous Anônimo said...

Olá Jean, voltemos! Feliz 2006... Eu tb acredito na criação d euma carteirinha, que achas? Abraço carinhoso, Nika

03 janeiro, 2006 16:35  
Anonymous Anônimo said...

Volto a falar sobre a Biblioteca Livre.
Estou repassando para toda a minha lista.
Achei a idéia genial.

06 janeiro, 2006 23:57  
Anonymous Anônimo said...

oiiii!!!! recebi um gibi da mônica da biliv^^ achei muito d +
* SU *

09 janeiro, 2006 22:10  
Anonymous Anônimo said...

Cara adorei a idéia. Tô pensando em praticar com a galera da Faculdade. Aprovas? Vi sei link no blog da Nilda e fico feliz em encontrar mais um que se preocupa com a leitura. PArabéns pela iniciativa da Biblioteca livre..vamos expandir isso. Forte abraço. Foi um prazer conhecer seu blog. Abração.

15 janeiro, 2006 11:07  
Blogger Viscondi said...

Meu amigo, você não imagina a repercussão da biblioteca livre no meu círculo de amizade aqui em Brasília. Só um carinha não aderiu por ser egoísta o suficiente para guardar os seus (poucos) livros.
No mais bom ano para todos nós.
um abração.

16 janeiro, 2006 08:30  
Blogger Jean Scharlau said...

Marcio, a Biblioteca Livre nasceu para ser coletiva e livre, uma construção de todos que dela participem e que a ampliem, criem, divulguem da maneira que lhes pareça melhor, lembrando sempre de identificar nos livros e às pessoas a quem os passarmos que são livres e portanto deverão continuar sua jornada. Para isto convém colar um texto explicativo, que pode ser o que comentaste ou outro. É legal também colocar o endereço www.biliv.blogspot.com, para que o pessoal tenha a referência do projeto e possa contar as novidades e opiniões. Como já aprovaste a idéia, conta pra gente aqui na biliv quando fizeres tua primeira libertação. Se incluíres a biliv na tua lista de sites avisa-nos também, para que o incluamos aqui. Grande abraço. Jean.

16 janeiro, 2006 19:51  
Blogger Jean Scharlau said...

Nika! Gostei da idéia da carteirinha para a Biliv. O que fizeres por aí conta pra gente aqui, dê notícias dos livros libertados, da opinião dos que os receberem pela primeira vez e de quem são os novos sócios de carteirinha. Abração. Jean.

Viscondi, grande e animadora notícia! Conta mais! Conta mais!

16 janeiro, 2006 20:07  
Anonymous Anônimo said...

Espetacular essa idéia. Parabéns pela iniciativa, esse incentivo é magnífico e traz enormes benefícios. Todos concerteza devem aderir essa idéia. http://www.sapatonet.com.br

03 janeiro, 2007 09:40  
Anonymous Anônimo said...

A Biblioteca livre é a versão brasileira do bookcrossing. Porque você não registra seu site no bookcrossing como a versão brasileira do bookcrossing?
Não existe nenhum link para o seu site.http://www.bookcrossing.com/

29 julho, 2009 12:38  

Postar um comentário

<< Home